/vida-vitoriosa/240/santifica--o--o-segredo-da-vit-ria

Vida Vitoriosa

  • Home
  • Santificação: o segredo da vitória

Santificação: o segredo da vitória

Deus opera ma­ravilhas e realiza milagres na vida de homens santificados e dedicados ao Senhor. É o que vemos no texto de Josué 3.5: Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. Observamos que, para que ocorressem maravilhas operadas por Deus, seria necessário que o povo cumpris­se uma condição, que ele se santificasse. Mas, então, o que vem a ser a “santificação”?

Santificação, literalmente, quer dizer “tor­nar santo”. Consequentemente, o Espírito Santo é o agente necessário à santificação, e Cristo é a adequada provisão: Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (1 Coríntios 1.30). Não há santificação alguma, moralmente, no sentido bíblico, sem o contato e a união com Cristo.

Ser santo é estar cada vez mais separado do mundo e mais perto de Deus; é andar cada vez mais em espírito e cada vez menos segundo a nossa própria natureza. Ser santo indica obedi­ência em ação. Ninguém pode ser santo se não obedecer aos princípios de Deus contidos em sua Palavra e se não estiver no centro da vontade do Senhor: Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (1 Tessalonicenses 4.3).

Aproveitemos para aplicar uma analogia: assim como Josué liderava o povo em direção à Terra Prometida, Cristo lidera a Igreja para a Ca­naã Celestial. Da mesma forma que Josué disse “santificai-vos”, Jesus diz: Santifica-os na verda­de; a tua palavra é a verdade (João 17.17). Nós também devemos viver uma vida de santificação pela Palavra de Deus. Após aceitar a Cristo e entregar a vida definitivamente a Ele, o cristão inicia o processo de santificação. Então, o Espírito San­to mortifica os atos do nosso corpo (Romanos 8.13); coloca em nós a obediência à Palavra (1 Pedro 1.22); produz o fruto do Espírito (Gálatas 5.22,23) e nos utiliza na obra de Deus.

Josué conclamou o povo a santificar-se. A razão? Deus operaria maravilhas no meio deles. E como Deus é Santo, tornava-se necessário que aqueles que se aproximassem dele também fos­sem santos: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo (Levítico 19.2). O que seriam essas maravilhas que Deus operaria no meio do Seu povo?

A palavra “maravilhas”, no sentido bíblico, significa algo ou evento extraordinário, inco­mum, espantoso, inédito. Quando Deus livrou o Seu povo do Egito, operou naquele lugar muitas maravilhas. Quando Deus abriu o rio Jordão para que os filhos de Israel passassem, ali Ele operou uma maravilha.

Santifique-se, e Deus fará tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Efésios 3.20).

 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados

AGUARDE