Na primeira sexta-feira de março é comemorado o Dia Mundial da Oração. Você ora? Bem, eu espero que sim, porque oração é a base do nosso relacionamento com Deus. É impossível você ser um cristão e não orar. Porém, não adianta orar de qualquer jeito. A Palavra de Deus nos ensina sobre diversos elementos que precisam existir na nossa oração para que esta seja atendida. Agora, veja bem, não adianta isolar apenas um desses elementos que não vai resolver. Se você quer a resposta de Deus, use todos esses elementos na sua oração:
1) Fé
“E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21.22
Nada é possível sem fé. Se você não crê que existe um Deus que pode te atender, sua oração não tem valor algum. Uma vez, por exemplo, uma irmã chegou até mim no fim do culto e pediu para orar por ela dizendo: “Ora por mim porque acho que Deus não vai dar não”. Se ela não crê, por que deveria orar?
2) Fale tudo
“...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus” Filipenses 4.6 a
Você tem que falar tudo pra Deus. Não adianta oração em códigos dizendo “Senhor, Tu sabes”. Detalhe para Deus aquilo que você deseja e sente.
3) Ações de graças
“... pela oração e súplica, com ação de graças.” Filipenses 4.6 b
Ore reconhecendo o que Deus tem feito. Expresse seu louvor, adoração e gratidão pelo o que está realizando em sua vida.
4) Tem que ser em nome de Jesus
“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14.14
Jesus é o único mediador entre Deus e o homem. Tem crente que faz de tudo na oração, só esquece de dizer “em nome de Jesus”.
5) Não usar de vãs repetições
“E, orando, não useis de vãs repetições” Mateus 6.7
O problema aqui não é você orar todos os dias pela mesma coisa, isso não é vã repetição. Mas Jesus disse que não adianta ficar repetindo a mesma frase, como se fossem palavras mágicas.
6) Reconhecer Deus como Pai
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso” Mateus 6.9
O pai cuida, protege, atende, ama. Reconheça Deus como Pai.
7) Submissão a Deus
“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade” Mateus 6.10
Submeta sua vontade a vontade de Deus. Tem crente que tem medo de orar certas coisas porque quer a própria vontade, e não a de Deus.
8) Confissão
“E perdoa-nos as nossas dívidas” Mateus 6.12
Jesus ensina a orar pedindo perdão, pois perdão traz perdão. Não seja generalista. Confesse aquilo que está em seu coração.
9) Persistência
“E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite” Lucas 18.7
Tem gente que ora hoje por um problema e semana que vem já não ora mais. Se Deus não falou nada, continue orando e apresentando a Deus.
Ore dessa maneira, mas não se esqueça que, mesmo com todos esses elementos, suas orações podem não ser atendidas se os seus motivos forem maus (Tiago 4.3) ou porque não é o melhor que o Pai tem para você, afinal, “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7.11).
Por SILAS MALAFAIA
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.