Por meio do estudo, adquirimos conhecimento, cultura e traçamos objetivos na vida. A sala de aula e os livros ampliam a visão de mundo e possibilitam a formação no emprego dos sonhos que, em grande parte, exige um ensino superior. Porém, o índice de abandono escolar no Brasil é grande. Diante disso, neste mês que comemora o Dia da Escola (15) e o Dia Mundial da Infância (21), levantamos mais uma vez a bandeira da necessidade de educação.
Segundo o IBGE, que em 2020 registrou pela primeira vez o número do abandono escolar, os dados são: Das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, dez milhões, ou seja, 20% delas, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica. Os principais motivos informados foram necessidade de trabalhar e a falta de interesse. Entre as mulheres, outro agravante: a gravidez e as responsabilidades das tarefas domésticas. Na Região Nordeste, três em cada cinco adultos não completaram o ensino básico. Há 11 milhões de analfabetos lá, e isso corresponde a mais da metade da região.
Diante dessa realidade, observamos a importância que os projetos socioeducativos apoiados pela Avec têm desempenhado na sociedade. Além das 500 crianças matriculadas que são alfabetizadas pelo projeto missionário do pastor Luciano Fraga em Guiné-Bissau, na África, outras instituições têm proporcionado acesso à educação básica em áreas necessitadas. Neste ano, os projetos estão trabalhando para retornar com algumas atividades paralisadas durante a pandemia, pois a educação não pode parar.
No Rio de Janeiro, a Casa de Maria e Marta e a Comunidade S8 promovem ações voltadas à proteção e melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da região. A Casa de Maria e Marta fica na comunidade Dona Marta, em Botafogo (RJ), e foi criada pela missionária Edméia Williams com o objetivo de oferecer reforço escolar. Alguns pais até conseguiam creches para bebês, mas logo que cresciam não tinham para onde ir. Com apoio da instituição, elas não correriam o risco de ficarem sujeitas aos riscos da comunidade, pois passariam o tempo estudando.
Da mesma forma, a Comunidade S8, que fica em São Gonçalo (RJ), atua com o objetivo de promover a justiça social e a prevenção do uso de drogas por meio da educação. Com apoio da Avec, oferece também oficinas de balé, skate, informática, Jiu-Jitsu, xadrez, futsal e vôlei no Projeto Aprender Melhor.
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.